Por Angela Müller de Toledo
Se você já conhece o lindo livro ilustrado Como viver para sempre, de Colin Thompson, fique sabendo que há outro com o mesmo título, em formato menor, sem ilustrações, e que conta a mesma história, só que de uma forma mais completa, com mais texto e muito mais cheia de aventuras.
Pedro é um menino de dez anos que mora no último andar de um ENORME museu em que seu avô é zelador. Desde pequeno Pedro gostava de andar pelos intermináveis corredores, salas e depósitos do museu, descobrindo objetos antigos e passagens secretas. Fazia essas excursões à noite, depois que os visitantes tinham ido embora e que as 97 chaves das salas de exposições tinham sido entregues ao seu avô.
Dentro do museu havia também uma biblioteca imensa, com inúmeras galerias e centenas de estantes abarrotadas de livros. Durante o dia era tudo bem movimentado, normal, com os pesquisadores e bibliotecários andando de cá para lá, mas quando o museu fechava… a biblioteca tornava-se uma enorme cidade, as galerias transformavam-se em ruas e os livros em casas habitadas por pessoas incríveis ou monstros perigosos.
Bem, isto é realmente um “tiquinho de nada” da história. Ela envolve ainda um misterioso livro que contém o segredo da vida eterna, um pai desaparecido, um gato muito esperto, uma grande amiga, várias fugas desesperadas e uma Criança Anciã.
Recomendo as duas versões para as férias, você não vai se arrepender.
THOMPSON, Colin. Como viver para sempre. Trad. Gilda de Aquino. São Paulo: Brinque-Book, 1997.
THOMPSON, Colin. Como viver para sempre. Trad. Ibraíma Dafonte Tavares. São Paulo: Brinque-Book, 2006.