Por: Antônio Naletto Xavier
Ficha técnica
Livro: Diário de um banana 4
Autor: Jeff Kinney
ilustrador: Jeff Kinney
editora: V & R
N° de páginas: 217
“Diário de um banana”, de Jeff Kinney, é um livro muito engraçado, pois retrata um personagem que sempre se mete em confusões e sempre se dá mal no final.
O livro é muito engraçado, pois mostra os acontecimentos com detalhes da história, e para comprovar sua má sorte, o autor descreve o fato de que Rowley, o melhor amigo de Greg, protagonista da série, são perseguidos por uma criança de cinco anos, que corre atrás deles com uma vara para bater neles, ao chegar em casa, os dois contam para o pai o ocorrido, mas não contam a idade do menino, os pais ficam preocupados e vão falar com os pais desse menino. Ao chegar em sua casa, tocam a campainha e o próprio atende, os dois melhores amigos ficam apavorados e se escondem atrás de seus pais, depois de uma curta conversa entre os pais, os pais ficam bravos com seus filhos e eles se dão mal novamente, “pois o menino não sabe o que faz” diz a mãe do menino de cinco anos, “ele é só uma criança”.
Outro fato, mas que comprova que o livro é engraçado é quando Rowley senta em uma bola de espinhos feita por seu irmão, Manny, pois quebrou o videogame de Greg. Ele pega o computador de sua mãe, para fazer um “trabalho” , mas fica vendo vídeos, ao pedir para que seu amigo se sente, ele senta bem onde a bola de espinhos está localizada, a mãe de Greg ajuda Rowley a tirar aquele objeto dele, e fica brava com ele por mentir para ela, ele pede desculpa para seu amigo, mas o pai dele não perdoa o menino pelo incidente, então não deixa seu filho ir lá por muito tempo.
Esse é um livro que deixa o leitor absorver as informações, sem dúvida. Não precisa de um leitor experiente para ler, pois tem muitas imagens e a linguagem não é formal. O livro apresenta o cotidiano do protagonista narrando os fatos mais engraçados e importantes de sua vida, como quando Greg quer namorar uma menina.