Por: Luis Morettin
Ficha técnica
Autor: João Carlos Marinho
Livro: Gênio do crime
Paginas: 139
Editora: Global
A cada página consegui ver que, João Carlos Marinho, quis dizer no livro ”Gênio do crime”, que as crianças têm suas especialidades, têm seus valores e seus pontos fortes. Três meninos tentam decifrar o crime, o contrabando de figurinha, e para isso eles têm vários desafios.
Os meninos fazem de tudo para saber o que o gênio do crime faz para conseguir falsificar tantas figurinhas. Os garotos Pituca, Edmundo e Bolachão vão sem medo tentar encontrar a fabrica clandestina de figurinhas. Eles fazem planos ótimos para tentar encontrar a fábrica ou ao menos o gênio do crime. Um dos planos é este, muito inteligente e bem bolado, feito pelo Bolachão, o ”gordo”:
” – Vamos seguir o cambista ao avesso
-Seguir do avesso?
– O cambista chega no Largo de às duas horas, sai às três e meia, e faz aquele sistema de despistamento para não ser seguido. Mas, para ir de sua casa ao Largo de são bento, com certeza vai direto. Despista quando vai mas não quando vem.
-Explique melhor.
-Esperamos o cambista antes das duas horas no Largo de São Bento, vemos ele chegar e marcamos o lugar de onde ele veio. No dia seguinte um pouco mais cedo ficamos no lugar que apareceu na véspera e marcamos o lugar de onde veio para chegar ali e assim vamos fazendo, marcando os pontos de onde vem, e no fim damos no lugar de onde partiu. Tá? Isto se chama seguir pelo avesso ao revés ao contrário de trás para diante inversamente revirado…”
Isto mostra a inteligencia desses garotos. Eles sempre tentam decifrar o crime, com planos novos e muito mais.
Uma das coisas mais importantes em fazer planos não é só fazer o próprio plano e, sim, executar o plano. Os garotos fazem planos espertos e inteligentes. Algumas vezes dá certo outras vezes dá errado, mas nunca param de insistir para encontrar o gênio do crime ou achar a fábrica que falsifica as figurinhas. Isso é mostrado nesse exemplo:
”As dez para duas Bolachão viu o cambista subindo pela Líbero enrolado numa capa velha de borracha escorregando chuva nos cabelos.
– Ele vem pela Líbero, ótimo.
No dia seguinte à uma e quarenta estavam na esquina da Líbero com São João no lugar onde o cambista aparece antes. Levaram o binóculo alemão do pai dele. Pituca deu sinal:
– Opa lá vem ele saindo do Largo do Paissandu, agora está passando pelo Correio, vem para cá pacatum.”
Este trecho mostra bem a coragem, a determinação, a vontade, a esperteza e muito mais. Estes meninos conseguem tudo com suas inteligências especificas como mostra no trecho anterior.
Isto que é mostrado no trecho sobre coragem, e muito mais não aparece só neste trecho e sim no livro inteiro. Os meninos inteligentes sempre usam a sua esperteza com sabedoria como mostra no livro. O livro é muito bem escrito pelo, João Carlos Marinho deixando o leitor com vontade de ler o livro.