por Sofia Thomaz
6ºA – Unid. Morumbi
Livro: O extraordinário
Editora: Rocco
Autor: Íntrínseca
320 páginas
Neste livro, chamado “Extraordinário” a autora conta sobre um menino, chamado Auggie, que nasceu com problemas para cheirar,respirar,ouvir e falar.Como tem todos esses problemas o pobre menino teve que fazer 27 cirurgias para se tratar delas, mas essas cirurgias fizeram com que ele ficasse com umas aparência diferente das outras crianças.Além disso ele nunca tinha ido antes para um colégio, mas quando suas cirurgias já tinham acabado, ele foi para uma escola pela primeira vez. Como ele é um pouco”fora do padrão”os outros alunos olham ele com um olhar estranho e tudo o que ele quer naquela escola são amigos, porém as pessoas zoam ele só pela a aparência, mas enfim Auggie consegue um amigo.
No livro a autora R. J. Palacio tenta mostrar em seu livro a maneira como as outras crianças reagem a um menino com diferentes características em seu rosto.E eu tenho em mente que a autora consegue destacar no seu livro como o menino, que todos acham “diferente”, se sente quando está com os outros alunos do colégio zombando do menino, Como por exemplo na parte onde alguns colegas estam mostrando a escola para Auggie e eles começam a falar que ele não tem lugar naquela escola e que pelo ao fato do menino ser um pouco fora do comum eles tratam ele como se fosse um aluno completamente “Burro”.
Ela também quer passar na história que Auggie é uma criança normal como todas as outras pessoas da escola,mas a única coisa que muda é as características em seu rosto.E conclui isto no texto em uma cena onde Auggie e sua mãe estam conversando sobre as zoações que seus colegas fazem com ele é fala uma frase assim “Você não precisa ligar para os outros alunos da escola,você é bonito do jeito que você é”.Mas com essa pequena fala de sua mãe no texto conseguimos também compreender como ele superou isso ao longo do livro.E que no final da história isso foi muito importante para saber o final.