Manolito

Por Angela Müller de Toledo

      

Apesar de muitos alunos negarem, aposto que a volta às aulas é sempre uma grande alegria. Rever os amigos, conhecer gente nova, saber das novidades da galera e, aos poucos, conhecer mais uma porção de coisas sobre o mundo em que vivemos e seus habitantes, principalmente o Homem. Porque, resumindo, todas as matérias dos currículos nos contam como funciona a natureza e o que pensam, imaginam, projetam e fazem os homens e mulheres “desde que o mundo é mundo”.

Alguém que diz que detesta ter que voltar ao colégio depois das férias é Manolito, um menino espanhol de nove anos, protagonista de uma série de histórias muito divertidas. O primeiro livro chama-se justamente Manolito, e é a melhor forma de você começar a conhecer este personagem, sua família e amigos. Depois vem o título Super Manolito em que ele conta várias passagens engraçadas do seu cotidiano e uma triste: ficou de recuperação em matemática. Por causa disso, suas férias de verão foram seriamente comprometidas. O que aconteceu nesse período você vai saber lendo Manolito é demais!.

Há outros volumes na coleção, mas nesses três primeiros o leitor já pode perceber que apesar de Manolito encontrar dificuldades na escola, ele as supera com a ajuda da família e por ser um menino inteligente, observador, criativo e, acima de tudo, de muito bom humor.

LINDO, Elvira. Manolito. Trad. Mônica Stahel. Ilustrações Emílio Urberuaga. São Paulo: Martins fontes, 1999.

LINDO, Elvira. Manolito é demais!. Trad. Mônica Stahel. Ilustrações Emílio Urberuaga. São Paulo: Martins fontes, 2002.

LINDO, Elvira. Super Manolito. Trad. Mônica Stahel. Ilustrações Emílio Urberuaga. São Paulo: Martins fontes, 2001