Mitologia nórdica não é só o Thor e Loki

Por: Gustavo Cavalcanti Escocard Freitas

Título do livro: As melhores histórias da mitologia nórdica

Autor:  A. S. Franchini e Carmen Seganfredo

Editora:  Artes e Ofícios

Número de páginas: 326 páginas

Os autores mostram que o mundo da mitologia nórdica não é apenas o que conhecemos dos filmes de Thor e que esta mitologia influenciou muito a cultura ocidental. O livro através de várias lendas antigas e personagens desconhecidos do público brasileiro, apresenta uma visão diferente dos países dos vikings. 

Este é um livro interessante porque, além do romance tem ação e diversão, e também apresenta fatos curiosos como, por exemplo, a de que nos países que falam Inglês alguns dias da semana são baseados na mitologia nórdica (Quinta-feira = Thursday = Dia de Thor ou Sexta-feira = Friday = Dia de Freya, a mãe de Thor). Como mais uma prova da influência nórdica, no livro também existe uma versão em prosa da ópera de Richard Wagner, “O Anel dos Nibelungos”, que é considerada atualmente a melhor ópera de culto pelos fãs, e que contém todo o universo da mitologia nórdica. 

Além de histórias de anões, gigantes e elfos, também são apresentados vários personagens novos, que são diferentes e desconhecidos aqui no Brasil, por exemplo: o criado de Thor chamado de Thialfi, Honir um deus menor do panteão nórdico, Andvari o duente, o Rei Geirrod, o gigante Hrungnir, entre outros.

Você sabe como o mundo foi criado? E como o martelo de Thor foi roubado?

Estas respostas e muitas outras você terá lendo este livro que é agradável. Com linguagem fácil de ler e curioso.