O BULLYING NAS ESCOLAS

por Julia Borgas
6ºE

Título: A cabeleira de Berenice
Autor: Leusa Araujo
Ilustrador: Sônia Magalhães
Editora: SM
283 p.

A obra “A cabeleira de Berenice” de Leusa Araujo, é um retrato do bullying nas escolas de uma maneira bem explícita, como quando os alunos menosprezam  Berenice, uma garota nova que acabou de ser transferida do Colégio de Camiri e que entrou na escola com seu cabelo vermelho que nem fogo e suas belas poesias. Ou como quando João Batista, um garoto que é um ótimo jogador do time de futebol da escola.

O bullying nas escolas é apresentado no livro de uma maneira que os alunos da classe de Berenice zombam dela por conta de suas diferenças, eles estabelecem um padrão e quem não o segue é humilhado por seus colegas, como é apresentado neste trecho:

“-Poeta serei, sereia! Versos de amor risco na areia.

A sala não se conteve: risos, assovios, piadas…

-Mané me casei, sereia! Amanhã levanto de meia! -alguém zombou imitando uma voz feminina. Era Anselmo.”.

Esse trecho aponta como os alunos reagem após ouvirem o poema que Berenice fez, eles automaticamente zombam dela por conta de sua diferença, esta sendo escrever poemas.

O bullying nas escolas também é apresentado de uma maneira que os alunos da classe de Berenice, como estabelecem um padrão, eles ridicularizam o cabelo vermelho que parece fogo de Berenice, como é apresentado neste trecho:

“- Meu pai conheceu a mãe quando servia as mesas numa churrascaria no Crato. Ela cantava à noite e costurava de dia. Casaram e foram para Timbaúba. Lá, a mãe montou um salão de cabeleireira…

– Já entendi, a mãe deve ter pintado o cabelo dela de vermelho – comentou Dulcinha, cutucando o colega do lado.”.

Esse trecho nos apresenta como Dulcinha, uma das meninas mais populares e ricas da escola por conta de seu pai ser vereador de Camiri, zomba do cabelo longo e vermelho de Berenice.

O bullying nas escolas também é apresentado de uma maneira que os alunos da classe de Berenice zombam de seu amigo João Batista, quando ele e ela ficam juntos, por isso João Batista tenta se afastar o máximo que puder de Berenice para que seus amigos não menosprezem e façam piadas deles dois juntos.

Isto nos leva a dizer que a incrível autora Leusa Araujo teve a intenção de representar a rejeição que ocorre nas escolas em um livro, para que todos possamos ler e aprender a não rejeitar outras pessoas por suas diferenças , pois assim podemos ferir alguém física ou mentalmente.