Por: Vinícius Leoratti Sabbag
Ficha Técnica
Livro: O cavalo de guerra
Autor: Michael Morpurgo
Editora: Martins Fontes
N° de páginas: 177
Só um cavalo para nos contar o terror da guerra
O livro “Cavalo de Guerra”, do ex- militar Micheal Morpurgo, apresenta de maneira bem detalhada e muito envolvente o antes, o decorrer, e o final da terrível e devastadora primeira guerra mundial, (1914-1918) com o ponto de vista do “cavalo de guerra” Joey.
Em geral, os acontecimentos do livros são bem envolventes, o que faz com que você fique curioso, por isso você lê rápido para saber o que ia acontecer com as personagens. Um exemplo de um acontecimento te faz ler rapidamente é quando Joey está na linha de frente do batalhão inglês, e nele está o capitão Nichols. Depois de mais ou menos um minuto lendo você percebe que Nichols está morto e Joey é capturado pelos alemães o que muda toda a história, ou seja, é um dos acontecimentos mais importantes do livro.
Esse livro na maioria de seus acontecimentos tem descrições originais, na verdade o modo de contar a história é bem original, onde o autor tem seus ”pontos próprios” de mostrar os acontecimentos, assim o escritor conta a história de forma pessoal (que só ele consegue fazer) e detalhada, mostrando as situações que o cavalo passa. Essas descrições ajudam o leitor a ver melhor como é a guerra, pois a maioria dos leitores nunca foi ao campo de batalha.
O livro ”Cavalo de guerra” traz um tema que a sociedade não está pronta para aturar. Por ter palavras difíceis de entender e ser um texto formal, indico-o para pré-adolescentes, adolescentes e adultos.