O ENXAME DE AZAR

por Pedro Zampol
6ºC

Título do livro:  A sala dos répteis (Desventuras em série)
Autor: Lemony Sicket
Editora: Companhia das Letras
218 p.

Se você está querendo conhecer um livro com final feliz, dê meia volta e leia outra resenha… Por que está no lugar errado.

 Em “Sala dos Répteis”  o segundo volume da serie “Desventuras em série  “ o autor lemony snicket conta a história dos 3 irmãos  mais tristes e azarados do mundo: os Baudelaire, Klaus, Violet e Sunny. Depois dos acontecimentos que não foram dos melhores no primeiro livro, os irmãos Pensaram que finalmente  se livraram de Olaf seu antigo tutor que desde o primeiro livro sempre sonha em colocar as mãos na fortuna herdada dos pais.
Nessa  nova aventura desgovernada com o  novo tutor, o doutor Montgomery, ou Tio Monty como era chamado  um especialista em répteis, que logo acaba conquistando as crianças com seu trabalho. Em uma viagem de estudo de Monty que anima todos, começa bem mas, como sempre  acaba com desgraça na certa. Monty morre.

E o assistente de montgomery que fora viajar com eles, não é quem eles pensavam, era o conde olaf disfarçado, um parente distante que tratava os irmãos com muita maldade. Fazendo com que logo a tristeza voltasse  na vida dos 3, como no no primeiro livro que seus pais morrem.
Durante toda essa narrativa Lemony Snicket faz com que as vezes a história fique engraçada com o exagero de quanto os baudelaire tem azar e tristes, até mesmo nas melhores horas fazendo com que a tristeza na história seja importante na evolução do enredo, causando ao leitor que não espere uma acontecimento certeiro.

Esse livro mostra a sinceridade do autor com a vida real, para que nós não comemoramos antes da hora pois, sempre algo pode desandar do meio do nada , e assim mudar completamente tudo. Como em um jogo de futebol que um time tem certeza absoluta que irá ganhar, mas ai na primeira jogada o melhor jogador do time que é excepcional se machuca e isso muda o jogo, isso é mostrado do livro por traz dessa morte e a aparição  de Olaf, pois os 3 se animam muito para essa viagem e se torna um fracasso.

Bom, agora vocês viram que se tratando dos órfãos Baudelaire até mesmo acontecimentos agradáveis como de ansiedade e felicidade, acabam sempre em sofrimento ou desgraça.  Alem de ser engraçada durante esse livro você irá chorar as vezes rir, ter pena e também mais vontade de ler e saber qual vai ser o final do trio em toda essa aventura.