por:Lorena Caiuby Ferrera França
Ficha técnica:
Título: O estranho caso do cachorro morto
Autor: Mark Haddon
tradutor:Marisa Reis Sobral e Luiz Antonio Aguiar
Editora:RECORD LTDA
Número de páginas:287
O livro de ‘Mark Haddon” “O estranho caso do cachorro morto” conta a história de um menino chamado Christopher Boone que tenta descobrir quem matou o cachorro de sua vizinha, mas acaba descobrindo um segredo implícito, a partir desse momento o personagem começa a perscrutar a procura de pistas, porém acaba descobrindo muito mais.
É incrível e interessante como vamos nos envolvendo com a história e com o personagem principal que possui uma característica muito peculiar, ele é autista. Também chama atenção que uma simples ação do dia a dia, como pegar um trem, pode ser tão complicada para alguém com essas características especiais. Porém nos surpreende a facilidade que Christopher tem com a matemática.
O modo como esse menino vê e sente o mundo ao seu redor é incrivelmente curioso: ”minha memória é como um filme … quando as pessoas me pedem para lembrar de alguma coisa posso simplesmente pressionar REWIND, FF ou PAUSE como num videocassete.” Outra frase que comprova este mesmo argumento é: “Levei muito tempo para me acostumar com pessoas que eu não conhecia. Por exemplo, quando há um novo membro na equipe da escola, fico sem conversar com ele por semanas e semanas. Fico apenas observando até saber que eles são seguros.”
Mark de fato conseguiu fazer com que as pessoas entendessem mais sobre esse outro mundo com as suas dificuldades e conquistas, também fica bem ressaltado a preocupação que o escritor teve em fazer um personagem com características reais. Eu indico este livro para pessoas que gostam de leituras diferentes, além disso “O estranho caso do cachorro morto” é cativante, misterioso, e ainda por cima o livro acaba com um fenecimento inesperado.