por Maria Clara Oliveira Bellotti
6ºB
Título: O gênio do crime
Autor do livro: João Carlos Marinho
Editora: Global
139 p.
Tudo começa com um honrado concurso de figurinhas, quem completa o álbum ganha um prêmio, e dos bons, mas um gênio do crime começa a falsificar descaradamente as figurinhas e vende las abertas. João Carlos Marinho conta sobre Pituca, Edmundo e o gordo, três meninos engenhosos, em São Paulo investigando o grande mistério da fábrica de figurinhas, de forma que a narrativa seja envolvente e cômica.
O livro nos envolve com o grande mistério das figurinhas. Este é envolvente, pois apresenta um crime, quase, perfeito, o gênio não deixa, quase, nenhum rastro. “ Topei com um gênio do crime, um super cérebro.” diz o seu Tomé, dono da fábrica. Isso nos envolve por que a partir desse momento sabemos com funciona o crime por completo, e descobrimos que realmente não vai ser fácil desvenda lo. E, ainda por cima, é ai que descobrimos que as crianças estarão investigando esse caso, quase, impecável.
O livro nos faz rir incluindo criancices no cotidiano dos pequenos personagens. Só falta o Rivelino para Pituca completar o álbum, foi ai que Edmundo encontra com um cambista, daqueles que vende as figurinhas abertas, e compra a última figurinha que estava faltando no álbum. Pituca não consegue esperar para a colar e a secretaria não empresta mais cola, porém o gordo tem a solução: “Pediu uma explicação para a secretária e, quando a mulher virou as costas, ele mergulhou o dedão no vidro ”. Nesse trecho é explicita a atividade de uma criança travessa, o que é o que faz do livro cômico.
Além de tudo, enquanto as crianças investigam um detetive invicto também está nesse caso, e uma disputa começa, isso também é envolvente durante o livro. O autor reune uma coleção inteira com as mesmas características de sempre, cômico e misterioso, o gênio do mistério escreveu 12 livros incríveis, como este, sobre as ” Aventuras da turma do gordo”. O autor narra de uma forma engraçada e infantil, nada muito formal, afinal são apenas crianças.