Por: Alexandre Davi Jacomini
Ficha técnica
Título: O menino do pijama listrado
Autor: John Boyne
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 122
O livro “O menino do pijama listrado”, de John Boyne, apresenta uma obra de leitura forte e triste, construída com a exatidão da linguagem cotidiana, fazendo com que este seja um excelente livro para jovens e adultos, emocionando e instigando a pensar.
Esse livro é bem bonito e detalhado, que conta a vida de duas crianças no meio da segunda guerra mundial. Um filho de militares, chamado Bruno, e outro filho de judeus, chamado Shmuel, que está dentro de um campo de concentração, um dia se encontram e ficam amigos, sem os militares saberem.
Um exemplo disso é que o menino Bruno larga tudo para morar do lado do campo de concentração, por culpa do pai, no meio da segunda guerra mundial.
Os detalhes nesse livro fazem você viajar, parecendo um filme.
O final é a parte mais triste, pois é uma parte de morte, isso acontece quando o Shumel chama Bruno para procurar o seu pai no campo, e bem no dia dos judeus irem para a câmara de gás. Tem uma hora que os pais de Bruno descobrem que o filho some, e procuram na casa, no jardim, até que sobra o campo, e eles vêm que é o dia da câmara de gás, mas quando eles chegam no campo, já era tarde demais.
Esse livro é bem triste, mas também é muito bom, emocionando e instigando a pensar.