Por Angela Müller de Toledo
Uma das coisas boas num livro de contos é que você pode ler um por dia, passar para outro conto se o que estiver lendo não for muito interessante, e ler na ordem que der na sua cabeça. Em um livro de contos sempre há aquele que a gente mais gosta.
Pois bem, este livro que indico hoje é tão bom que não consigo dizer qual é o melhor conto. São sete histórias de lugares distantes e todas estão relacionadas a um tipo de tecido. Explico: as histórias falam de personagens que trabalham com tapeçaria ou brocado, de personagens que procuram um tecido encantado protegido por uma serpente de sete cabeças, de personagens que encontram roupas finas dentro da boca de um crocodilo e por aí vai. Cada história tem uma introdução explicando sua origem, como eram feitos os tecidos, qual a importância deles para as pessoas do lugar e esclarece o sentido de algumas palavras ou expressões contidas nos contos.
As ilustrações, como não poderia deixar de ser, são feitas em tecido. A artista usa botões, contas, conchas e bordados para confeccionar um trabalho maravilhoso e cheio de detalhes.
Tudo neste livro contribui para a gente sentir pena quando chega no final.
BATT, Tanya Robyn. O tecido dos contos maravilhosos. Ilust. Rachel Griffin. Trad. Waldéa Barcellos. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.