Por: Lucca Sonda Galvão da Fonte
6ºE
Título: Cavalo de Guerra
Autor: Michael Morpurgo
Editora: Wmf Martins Fontes
176 P.
O livro “Cavalo de Guerra” retrata a história de um cavalo cujo o nome é Joey, e seu “dono” Albert, um adolescente que ao longo da obra selou uma grande amizade com o cavalo. Com a primeira guerra mundial chegando, o pai de Albert, um velho bêbado e descontrolado, decide vender o cavalo, pois necessitava de dinheiro. Joey, ao longo da obra, expõe seus sentimentos e pensamentos das coisas ao seu redor.
Quando um cavalo de fazenda é levado para o exército, é preciso treiná-lo para ser um bom cavalo de guerra. Com vários meses de treinamento o nosso bom cavalo já está pronto para a guerra, mas ainda esta morrendo de medo e muito ansioso, como mostra nesse trecho tirado do livro “Cada hora de marcha nos aproximava mais e mais dos distantes disparos de canhão e agora, já noite, o horizonte se iluminava com sinalizadores de cor laranja de extremo ao outro. Eu ouvira tiros de rifle no quartel, e isso não me incomodava nem um pouco, mas o crescente estrondo dos canhões dava-me arrepios de medo e transformava o meu sono numa sessão de pesadelos entrecortados”. O Joey tinha muito medo dos tiros de canhões, mas mesmo assim estava ansioso para começar a guerra.
O foco do livro é a amizade entre um cavalo que foi para a guerra e seu amigo, Albert um adolescente que é o dono do Joey e que sempre protegeu até que com o afastamento da amizade por causa da guerra, mas quando eles se reencontraram tudo ficou calmo novamente, como mostra no trecho retirado do livro “Nos dias eufóricos que se seguiram ao nosso reencontro, o pesadelo que tinha vivido pareceu sumir lentamente na vagueza dos fatos, e de repente a guerra ficou distante e perdeu a importância. Não se ouviam tiros de canhão, e a única coisa que nos fazia lembrar de que o sofrimento e o conflito continuavam em outras partes eram as carroças veterinárias que chegavam da linha de frente” quando eles se reencontraram eles esqueceram de tudo que aconteceu na guerra.
O livro, como dá para perceber em alguns trechos, é inteiramente mostrado pelo ponto de vista de Joey. O cavalo conta toda a história com o pensamento em que ele vê das coisas que acontecem no livro, e por isso nós lendo este livro, sabemos como é o pensamento de um cavalo de fazenda ao ser forçado a ir pra primeira guerra mundial e lutar nela como um cavalo de guerra.