TECNOLOGIAS BÉLICAS

por Dante Pizani
6ºC


Título: Da terra à lua
Autor: Júlio Verne
Editora: Hemus
108 p.

No livro “Da Terra à Lua”, Júlio Verne cria um cenário onde a rivalidade entre dois homens faz eles passarem dos limites da tecnologia bélicas. Mesmo assim, os dois rivais acabam virando companheiros de viagem para a lua. Sendo eles: Capitão Nícoles, um grande e importante forjador de couraças, um personagem experiente e responsável, e Barbicane, o presidente do Clube do Canhão e importante e notável fundidor de projéteis, um personagem inteligente e esforçado. Na época em que eles eram rivais, um criava um equipamento bélico e o outro ficava pensando em como criar um equipamento melhor.

Em outras palavras, Barbicane e Nícoles foram rivais durante um tempo, mas depois Miguel Ardan, personagem paciente, esperto, companheiro de viagem e ajudante dos dois no projeto, os tornar companheiros. Apesar disso, durante o tempo de rivalidade, cada um construiu grandes armas e equipamentos que eram muito avançados e com tecnologias que revolucionaram a história bélica. Como diz no trecho:

“Quando Barbicane realizou a famosa comunicação ao Clube do Canhão, a raiva do capitão chegou ao paroxismo. Que haveria de inventar que fosse superior àquele canhão de trezentos metros?” Este trecho deixa explícito que quando um deles inventava uma coisa, o outro ficava com raiva e uma vontade maior que o universo de querer fazer um equipamento superior ao do adversário.

Barbicane e Nícoles eram de diferentes lugares e nunca haviam se conhecido cara a cara, e só se conheceram durante a comunicação de Ardan e Barbicane. Nesse dia, Nícoles replicava tudo que Ardan e Barbicane falavam, até depois virarem companheiros. Como diz no trecho:

“- O senhor afirma – replicou o desconhecido – que o nosso satélite é habitado. Bem. Mas se existem selenitas, certamente tal espécie de gente vive sem respirar, porque – e por seu interesse é que lhe vou prevenindo – não há uma única molécula de ar na superfície da lua.

Ao ouvir tal afirmação, Ardan sacudiu a fulva juba. Compreendeu que era com aquele homem que a luta ia travar-se” Este trecho afirma que o desconhecido, que no caso é Nícoles, replica todas as afirmações de Ardan, que este, sem dúvida, percebe que continuar sua comunicação com Nícoles, certamente, seria bem difícil.

Um aspecto interessante da maioria dos livros de Júlio Verne é que ele se adiantou muito em relação às tecnologias humanas, pois não existiam as tecnologias citadas em seus livros quando ele os publicou. No caso da obra “Da terra à lua”, Júlio Verne se adiantou dizendo que o homem chegaria à lua. E isso ocorreu depois de vários anos. Uma história extraordinária.

Portanto, isto nos leva a dizer que, esse livro, é uma obra interessante e intrigante, trazendo uma linguagem complexa, e também pelo aspecto de Júlio Verne se avançar nas tecnologias que a ciência produziu depois de seus livros serem publicados.