Livro é pra gente ler. Teatro é pra gente assistir. E um texto teatral, é o que?
Um texto teatral é aquele escrito para ser representado, e justamente por isso traz uma série de características específicas que permitem que a gente imagine a história sendo encenada quando lemos. O texto também precisa trazer indicações para atores e diretores transformarem o que está escrito em peça encenada.
Isso não significa que ele não seja feito também para ser lido. Aliás, a leitura de uma peça pode ser realmente muito leve e agradável, o texto é quase todo escrito em forma de diálogos entre os personagens, o que traz um ritmo cadente e de fácil apreciação. Outro aspecto interessante é que quando a gente lê a peça pode imaginar tudo o que o autor descreve da nossa maneira, ao passo que quando assistimos sua encenação já estamos diante de uma interpretação feita para o texto.
Além do enredo que a história conta, o texto teatral também traz a relação dos personagens, o tempo em que a história acontece e o espaço onde se passa a cena.
Geralmente é quase todo escrito em forma de diálogos entre os personagens e traz também algumas observações, que chamamos de rubrica. As rubricas são anotações no texto que indicam como a fala deve ser interpretada, ou o movimento que o personagem está fazendo, ou qualquer comentário sobre a maneira como está acontecendo a cena.
Então o texto teatral basicamente conta uma história através dos diálogos entre os personagens (ou através de um monólogo, quando é um só personagem na peça inteira), sem a presença do narrador que as histórias escritas trazem. Se existe um narrador, ele é colocado como um personagem que fala em cena. Geralmente a peça começa com a apresentação dos personagens e do que vai acontecer, depois surge um conflito, para então se encaminhar para o desenlace.
Existem peças de comédia, tragédia e tragicomédia. O teatro é uma arte muito antiga cuja origem remete aos rituais e celebrações da Grécia Antiga, que com o tempo foram ficando mais elaborados, com textos mais desenvolvidos para serem recitados, inicialmente por um coro. Aos poucos foram introduzidas falas de personagens individuais, assim como aumentando o número de personagens em cena. O autor de uma peça é chamado de dramaturgo, e ele pode ser somente o autor do texto, ou também pode ser o responsável por trazer o texto para a cena.
Eu particularmente gosto muito de ler textos teatrais pois eles me inspiram a criar vozes e posturas para os personagens que falam. Sinto que é uma leitura muito viva, que nos convida a trazer o que está no texto para a realidade!
Quer conhecer alguns textos teatrais? Nesse link você encontra peças disponíveis para leitura online!