Thapa Kunturi: ninho do Condor / O inventor de jogos

Por Angela Müller de Toledo

Todos sabem que antes da América ser colonizada, antes de Cristóvão Colombo aparecer por aqui, estas terras já eram habitadas. Assim como no Brasil existiam os índios antes da chegada de Cabral, no resto da América também havia povos organizados e vivendo segundo seus costumes e crenças.

O livro que recomendo para as férias traz justamente um conto muito bonito dos antigos povos da Cordilheira dos Andes, uma cadeia de montanhas imensa que atravessa vários países da América do Sul.

É a história de um menino índio que gostava de tocar flauta e andar pelas montanhas acompanhado de sua lhama de estimação. Certo dia, estava ele tranqüilamente admirando a linda paisagem, quando ouviu um barulho e se deparou com uma cena inesquecível: um gato montês perseguia um filhote de ave que, aos pulos entre as rochas, tentava escapar. Este foi o início de uma série de episódios emocionantes, tanto para o personagem quanto para o leitor.

Além do interessante relato, as ilustrações são um atrativo à parte: muito bonitas, expressivas, traduzindo com delicadeza as várias passagens do enredo. É uma obra que permanece muito tempo na imaginação do leitor.

O outro livro que recomendo para as férias é sem ilustrações, mas a história prende o leitor do começo ao fim. O personagem principal é um garoto chamado Ivan Dragó que é neto de um famoso inventor de jogos e quebra-cabeças. O menino gostava de jogos complicados e tinha mania de inventar charadas, deixando pistas para decifrá-las pela casa toda.

Logo aos sete anos Ivan participa de um concurso de uma fábrica de jogos mas a fábrica, além de ter um nome um tanto sinistro, não manda o resultado do concurso até Ivan completar doze anos. Só então este enigma começa a ser esclarecido.

Um livro pequeno, ideal pra colocar na mochila de viagem ou levar para a praia, mas que contem muitos episódios, alguns engraçados, outros tristes e vários bem misteriosos.

 

CÁRCAMO, Gonzalo. Thapa Kunturi: ninho do Condor. São Paulo: Cia das Letrinhas, 2007.

 

DE SANTIS, Pablo. O inventor de jogos. Trad. Rafael Mantovani. São Paulo: Girafinha, 2008.