TRÊS RAINHA E UMA RESENHA

por Aline Mie
6ºA – Unid. Butantã

Livro: Três coroas negras
Editora: Globo
Autor: Kendare Blake
304 páginas

Em uma ilha fictícia, chamada Fennbirn, afastada do continente, três irmãs são rainhas herdeiras da coroa, mas apenas uma poderá reinar sobre a ilha.

Cada uma das irmãs tem um poder especial. Katherine é uma envenenadora, capaz de manipular todos os venenos, também sendo invencível à eles. Arsinoe tem o dom de controlar os animais até o mais feroz, e as plantas, fazendo florescer a mais bela flor. E Mirabella possui a habilidade de dominar todos os elementos, como água e fogo. Desde de crianças são separadas uma das outras para treinar essas habilidades com povos diferentes, os envenenadores, naturalistas e elementais.

Mirabella é a rainha mais forte e a única que recebeu sua dádiva (como chamam o dom na ilha) de elemental, é a favorita do templo e acham que será ela a rainha escolhida para reinar. Mas Mirabella não consegue matar suas  irmãs queridas, herdeiras do trono, porém todos desejam que ela o faça. Katherine é uma envenenadora muito fraca, não resistindo a quase nenhum dos venenos, mas tendo uma grande habilidade de envenenar as pessoas e animais. Os demais envenenadores acreditam bastante nela, pois sempre estiveram no poder e continuarão com ele para sempre, por isso Katherine se sente obrigada a matar as outras rainhas. Já Arsinoe não faz brotar nem uma pequena flor e muito menos consegue domar um animal feroz. Seu povo de naturalistas já está acostumado a não estar no poder, fazendo Arsinoe crescer pensando que vai ser morta facilmente pelas outras rainhas.

Quando completam 16 anos são apresentadas para a ilha em um festival, onde demonstram um pouco de suas habilidades. Depois disso a batalha entre elas começa.

Podemos ver tudo isso no livro “Três coroas negras” da autora Kendare Blake.

Nessa história surpreendente a autora nos mostra que as pessoas estão dispostas a fazer qualquer coisa pelo poder, até mesmo matar suas próprias irmãs, como várias outras rainhas de outras gerações fizeram, pois o que importa de verdade para eles é o poder sobre a ilha e não o amor por quem eles amam.

Como exemplo uma das três irmãs diz:  “Eu vou matar as minhas irmãs com a mesma facilidade, Natalia – diz Katherine. – Prometo.” Mas podemos perceber ao longo da história que nem todas as irmãs pensam da mesma forma. “Rainhas não devem amar suas irmãs. Ela sempre soube disso, mesmo quando estavam juntas no Chalé Negro, onde ela as amava de um jeito ou de outro. Mas são rainhas. E precisam morrer.”. O pensamento de uma das rainhas nos mostra que mesmo ela não querendo matar quem ama ela precisa, pois é o que todos querem que ela faça, e se não o fizer acabará morta pelas outras rainhas.

O jeito que a autora descreve as cenas nos faz imaginar muito bem o cenário, personagens e suas ações. Como não existem imagens no livro, tudo fica por conta da imaginação do leitor. O livro causa no leitor uma sensação de surpresa e curiosidade, fazendo com que ele se envolva bastante com a encantadora história de Kendare Blake.

Uma história de outro mundo, onde magias e poderes são reais, ali os reis não existem e apenas as rainhas podem reinar.