Uma história divertida para rir

Por:  Max Junqueira Schilller

Ficha técnica

Título do livro: Diário de um Banana

Autor: Jeff Kinney

Editora: V & R

Número de páginas: 217 (em todos os livros da coleção)

A obra cômica “Diário de um Banana” conta a história da vida de Greg Haflley com sua família e seu amigo Rowley, mas de uma forma cômica e humorística. Este livro demonstra o bullying na escola, exclusão e popularidade, temas que são tratados com tanto exagero que vira uma comédia.

Você pode se surpreender, mas Greg pratica bulliyng com seu melhor amigo o Rowley para parecer popular ou superior aos que não praticam com os outros garotos. Mas só faz isso pois quer ser admirado para ficar com as garotas. Como quando em um episódio do livro Greg quebra o braço de Rowley e na escola todas as garotas falavam “oh coitado” e só davam bola pra Rowley, então Greg com muito ciúmes fala: “Ei! eu que quebrei o braço dele!” e todas as garotas falam “seu idiota!!”

O que deixa muito engraçado este livro é a forma irônica como o autor conta a história, o que está acontecendo ou o que ele acha dos outros personagens. Greg Haffley, o protagonista, conta de sua vida de azar na escola no volume “Uma maré de azar”. Um episódio que quase sempre acontece em todos os livros é que o irmão mais novo de Greg provoca ele e quando ele vai bater no seu irmão a mãe dele sempre aparece. O bullying tratado com muito exagero é um tema que não devia ter graça mas o autor conta de uma forma que deixa tudo muito mais engraçado.

Esse livro mostra que Greg odeia escola: “A única razão de eu ter aceitado isso é porque imagino que, mais para frente, quando eu for rico e famoso, vou ter coisas melhores para fazer do que ficar respondendo a perguntas bestas o dia inteiro”, mas mesmo assim tenta ser popular. Os pais de Greg tentam fazer com que ele goste de esportes ou clube do livro, mas ele sempre tenta dar um jeito de não ir.

Este livro já foi Best Seller em Nova Iorque fizerem também um livro de faça você mesmo e um filme. Esta coleção ainda faz sucesso e ainda vão fazer mais livros!