Uma persistência muito grande

Por: João Sakata Rodriguez

Título do livro: Japa e a lenda dos Koinobori

Autor: Fernando A. Pires e Aparecida Kazue Ogino

Editora: FTD

Número de páginas: 160

“Japa e a Lenda dos Koinobori” é um livro que apresenta duas histórias, a de Kaori e a de Hiroshi. Cada um desses personagens são muito persistentes. Esse livro tem uma narração muito divertida, é bem interessante e também as duas histórias são são bem  parecidas.

A história de Hiroshi é divertida e interessante, pois as coisas vão acontecendo de um jeito com muita coincidência, o personagem dessa história luta muito pelo o que quer, por exemplo: um dia, quando uma menina chamada Keiko estava lá no campo, vendo Hiroshi jogar, foi falar com ele, logo já fizeram amizade. Ela o convidou para uma festa que teria um jogo de futebol, o time da fábrica contra o Yokohama (o pai dela era o treinador do Yokohama e seu ajudante era o técnico do time da fábrica), na hora do jogo, um jogador da fábrica ficou doente e seu reserva tinha se machucado, então, a menina convenceu o treinador da fábrica que Hiroshi era bom jogador. O adolescente fez um bom jogo, ele agradou muito a ambos os treinadores, tanto o do técnico da fábrica quanto pai de Keiko, Hiroshi jogou por um tempo no Yokohama, ele Keiko quase namoraram, mas quando Hiroshi descobre que Keiko é filha do treinador e ela nunca tinha contado isso para ele há um desentendimento entre eles e Hiroshi volta para o Brasil recomeçando toda a sua carreira.

A história de Kaori fala de uma menina  que não desiste, mesmo dando tudo errado, ela toma coragem e continua de cabeça erguida, também é muito persistente no que faz e nunca desiste, por exemplo: todo dia Kaori ligava para seu tio, contava sobre seu dia. Um certo dia, sua coordenadora do concurso falou mal de seu trabalho, ela ficou muito chateada e escreveu em seu diário (nomeado por ela de nuncadário) que queria matar sua coordenadora, mas Keiko e o tio de Kaori a ajudavam a se acalmar. Quando faltavam três dias para a entrega dos trabalhos, teve um incêndio e queimou todo o trabalho de Kaori. Ela começou outro trabalho e ganhou o concurso agradando a coordenadora.

As duas histórias estão relacionadas com a lenda, do Koinobori, a história de Koinobori conta sobre uma carpa que morava em um belo e tranquilo rio, até que um dia esse rio conduzia-a para muito perto das águas salgadas e perigosas do oceano. Nesse momento ela percebeu que só poderia seguir um caminho. Então empreendeu uma dura viagem contra a correnteza, no fim, ele conseguiu vencer a correnteza e quando isso acontece, a carpa vira um dragão. A lenda do japonesa está muito relacionada com a história de Hiroshi e Kaori, porque eles nunca desistem e conseguem o que querem, como o Koinobori.