por Matheus Branco
6º E
Título: Dororo
Autor: Osamu Teazuka
Editora: New Pop
219 p.
O livro mostra que “mesmo sem nada você pode ter tudo”. O jovem Hyakkimaru que é “deficiente” passa por cima de seus defeitos, trazendo uma mensagem muito inspiradora. Nascido sem pernas, braços, boca, olhos, mais consegue ver, sentir e falar, com a “alma e telepatia”. Isso e já mostrado no primeiro livro quando Hyakkimaru esta conversando com Dororo e fala sobre sua infância explicando como fala sem boca nem cordas vocais de verdade.Outra prova disso é o fato de algumas pessoas acham estranho quando ele fala com elas pois a sua boca não se mexe.
Um homem ambicioso faz um pacto com 48 demônios dizendo que se eles o derem poder para dominar o Japão ele daria 48 partes do corpo de seu filho. Ele então entrega seu filho (não dando para eles com a mão e etecetera , mas como se fosse as 48 partes do corpo de seu filho antes dele nascer então quando ele nascesse ele não teria 48 das partes de seu corpo). Seu nome seria Hyakkimaru.
A criança nasce, mas não se parece com um humano, não tem olhos, boca, nariz, pernas ou braços, sendo então abandonado para morrer num cesto que bóia em um rio. No entanto um médico bondoso o acha e resolve criá-lo como filho. O habilidoso médico constrói próteses para seu filho “adotado” ter uma aparência mais normal e também para poder andar porem sem conseguir ver, cheirar, sentir e nenhum outro sentido.
Criaturas malignas (Youkais e Assombrações) começam a o perseguir que obriga Hyakkimaru a abandonar o seu lar, à procura de um lugar onde poderia viver em paz. O “deficiente” passa por cima de seus defeitos, trazendo uma mensagem muito inspiradora.
Mas a historia não e só sobre ele, é também sobre Dororo um menino que andava com os pais que eram samurais / ladrões. Depois de uma guerra contra um outro “lado”(eles separaram os lado de uma cidade)os três são “sobreviventes” prometem se vingar e viram samurais ladrões que roubam do outro lado .Um dia ele três encontram outros sobreviventes e decidem viver juntos. Até que um dia, um dos sobreviventes trai os outros e chama a guarda da cidade para mata-los. Eles sobrevivem e saem em uma jornada mundo a fora. Porem uns dias depois o pai entra numa briga e acaba morrendo, a mãe morre congelada e o Dororo é o único que sobrevive.
Ele decide virar o maior ladrão do mundo roubando dos outros (observação Dororo significa pequeno ladrão andarilho). Em umas de suas tentativas de roubar e pego por um pescador, na beira da morte Hyakkimaru o salva e Dororo fica eternamente grato e começa a o seguir em altas aventuras (Dororo o chama de irmão pois o considera um).
Hoje Osamu Teazuka, (o incrível autor deste livro) é considerado um deus do mangá por muitas pessoas e por mim apos escrever diversos e incriveis mangas.