Universo de Fani

Por: Luiza Noronha Bomfim

Ficha técnica

Título do livro: Fazendo meu filme 1

Autor: Paula Pimenta

Editora: Gutenberg

Número de páginas: 336

 

      “Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive com a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar em um mundo cheio de novas possibilidades. Paula Pimenta conta da vida da adolescente de forma cômica e realista.

A história gira em torno do dia a dia de Fani, uma garota introvertida com poucos, mas bons amigos. Tem uma melhor amiga, Gabi, e um melhor amigo, Leo, sem falar na paixonite que tem por seu professor de Biologia. Sua vida dá uma guinada quando sua mãe decide incentiva-la a fazer um intercâmbio durante um ano. Ela aceita e em menos de um mês já está com quase tudo fechado para sua viagem. Com um empurrãozinho de suas amigas, começa a notar que talvez seu melhor amigo Leo queira ser mais que somente um amigo. Fani tenta correr atrás do tempo perdido com a ajuda de suas amigas, mas seu tempo é curto, pois no mês seguinte ela irá embarcar pra Inglaterra e só voltará no ano seguinte.

Paula Pimenta descreve durante a obra momentos cômicos da vida de Fani, o que faz a narrativa mais interessante. No começo do trama, Fani descobre que tem uma paixonite por seu professor de Biologia etambém descobre que ele é casado. Fani sofre uma grande desilusão amorosa, e aprende uma bela lição. Os leitores riem e se divertem com os sentimentos confusos da principal. É possível afirmar que a narrativa é cômica.

Leitores e leitoras de todo o Brasil se indentificaram durante a leitura, de tão realista que Paula Pimenta narra as aventuras da garota. Os acontecimentos do livro se encacham no cotidiano de todos, como nos capítulos em que Fani passa dias pensando no que é certo para ela, se ela vai para a Inglaterra, ou fica com seus amigos, sua familía e sua nova paixão. Todos passam por momentos como esses, onde refletimos o que devemos fazer, sempre pensando em si mesmo e nos outros. A maioria das pessoas que leem, se indentificam com a obra.

“Fazendo meu filme” é um livro extraordinário, onde nos envolvemos muito com a leitura. Paula Pimenta conseguiu colocar todas as dúvidas, medos e esperanças de adolescentes da atualidade. Momentos engraçados e verdadeiros, que nos fazem rir e chorar ao mesmo tempo. A obra é recomendada para leitores de todas as idades, para que possam refletir sobre a vida que já tiveram e ainda tem pela frente.