A lenda do belo Pecopin e da bela Bauldour

Por Angela Müller de Toledo
Junho é um dos meses mais emocionantes do ano. Tem festa junina e dia dos namorados. Junho só não é melhor que o mês do aniversário da gente (a não ser que você seja do signo de gêmeos, faça aniversário este mês).

Por isso, primeiro pensei recomendar livros que falam sobre quadrilha, forró, São João ou contos populares, mas depois resolvi que a indicação de leitura de junho vai pela linha do amor.

Mesmo que você não tenha namorada(o), nem entenda muito do assunto, acho que vai gostar do livro sugerido, pois nele também há muitas aventuras e desafios a serem vencidos pelo jovem protagonista.

Embora Pecopin fosse apaixonado por Bauldour e fosse correspondido, ele vai se afastando dela cada vez mais e quando resolve voltar percebe que não será assim tão fácil. Pecopin tem muitos inimigos em seu caminho e todos se disfarçam muito bem para tentar enganá-lo.

Este conto foi o único escrito para jovens pelo famoso autor francês Victor Hugo e as ilustrações também são bem legais, parecem com as de quadrinhos. Vale a pena conferir.

HUGO, Victor. A lenda do belo Pecopin e da bela Bauldour. Adap. Ligia Cademartori. Trad. Joana Canêdo. Ilust. Rui de Oliveira. São Paulo: Mercuryo Jovem, 2002.