Conheçam a casa engraçada!

Por Paula Lisboa

“Era uma casa muito engraçada não tinha teto não tinha nada…” Quem aqui não conhece essa música? Acho que quase toda criança e adulto brasileiro sabe cantar direitinho até o final: … “mas era feita com muito esmero, na rua dos bobos número zero!”.

O que poucos sabem, é que essa cantiga foi composta inspirada em uma casa que existe de verdade! Parecendo um castelo branco à beira mar localizado no Uruguai, a casa construída ladrilho por ladrinho pelo artista Carlos Vilaró, demorou 30 anos para chegar ao que é hoje, e se chama Casapueblo.

Vilaró era amigo pessoal de Vinicius de Moraes, o poeta compositor dos poemas do livro A Arca de Noé, tão conhecidos das crianças. Ele conta que Vinicius cantarolou dessa forma o primeiro verso do poema, em uma de suas visitas ao amigo: “Era uma casa muito engraçada, não tinha portas, não tinha nada, era uma casa de pororó, era a casa de Vilaró”.

Casapueblo é mesmo uma casa engraçada, parece que está suspensa no meio da montanha. Hoje ela é um museu, galeria de arte e hotel. O compositor Toquinho, responsável por transformar as poesias do livro A Arca de Noé em música, descreve Casapueblo: “A casa é bem diferente, à beira de um penhasco, parece levitar ao pôr-do-sol. Fica a imagem de uma casa engraçada. Sem teto, sem chão, sem parede. Eis a magia da poesia de Vinicius”.

Fonte: “Casa muito engraçada da música de Vinicius de Moraes existe de verdade”

Deixe uma resposta