HQs: quando a ficção invade a realidade

Por Angela Müller de Toledo
Comento aqui um livro que mescla a prosa e os quadrinhos e cujo enredo parte da seguinte ideia: os heróis de HQ existem em um mundo paralelo e  podem interagir com as pessoas que os desenham. A história explora, portanto, a relação entre o criador e os personagens criados.

A primeira parte da obra coloca o leitor a par da trama, dos personagens e do conflito. Na segunda há o confronto entre os heróis e o vilão.

Colocando as coisas desta maneira a leitura parece simples, mas não é. Há uma grande quantidade de personagens transitando entre a história narrada e as histórias criadas por Déo, um jovem desenhista e autor de fanzinis. Déo é o protagonista que desenha o herói que enfrentará o mortal Biker numa batalha travada com lápis e papel.

O projeto gráfico merece destaque, assim como o glossário ilustrado colocado nas últimas páginas da obra. É um “bônus” informativo bem interessante.

Trata-se de um livro para jovens com alguma experiência em ambas as linguagens, texto e HQ, acostumados com enredos intrincados e que, eventualmente, questionam sobre a linha tênue que separa a ficção da realidade.

RIOS, Rosana. HQs: quando a ficção invade a realidade. Ilust. Amílcar Pinna. São Paulo: Scipione.2007.