Kachtanka

Por  Angela Müller de Toledo

 

Cachorros são conhecidos por serem espertos e amigos de seus donos, independente da raça a que pertencem. Alguns são brincalhões, outros são mais calmos, há os ferozes com pessoas desconhecidas e aqueles que são capazes de trabalhar para o homem. Só uma coisa é comum a todos eles, não há como negar: cachorros são amigos muito fiéis.

Kachtanka é uma cadelinha russa personagem de uma história muito bonita. Em uma noite gelada, com muita neve, ela se perdeu do dono, um velho marceneiro, e por mais que procurasse pelo cheiro familiar de madeira, não conseguiu encontrá-lo.

Mas, calma, esta não é uma história triste. Kachtanka logo encontra um novo dono que a acolhe e protege, passando a viver numa casa muito diferente da velha marcenaria. Será que a cachorrinha vai se acostumar ao novo lar e aos seus novos amigos?

Este é um livro que, tenho certeza, vai agradar também os adultos. As ilustrações são belíssimas e a história foi feita por um autor famoso que gostava de escrever contos. Os personagens têm nomes um pouco estranhos e difíceis de pronunciar, mas logo a gente se acostuma. Aposto que depois de ouvir a história de Kachtanka, o nome dela já não parecerá mais tão complicado a você.

 

TCHEKHOV, Anton. Kachtanka. Ilust. Guenádi Spirin. Trad. e adap. Rubens Figueiredo. São Paulo: Cosac Naify, 2008.