Little Lit

Por Angela Müller de Toledo
Para aqueles que gostam de quadrinhos e acham que não estão mais em idade de ler contos de fadas, fica aqui o convite para conhecer Little Lit.

Neste álbum, dezessete artistas que pertencem à vanguarda das artes visuais, em particular dos quadrinhos, oferecem novas versões dos contos de fadas, fábulas e lendas, apresentando uma variedade incrível de estilos.

O resultado é uma obra que respeita a tradição mas que adota uma linguagem não convencional, cuja tônica é o humor nas suas mais variadas formas: da irreverência sutil, ao humor negro.

A primeira história, Príncipe galo, é uma parábola hassídica (corrente do judaísmo medieval que pregava o retorno à simplicidade) que conta sobre um jovem príncipe que se recusa a vestir roupas e fica o tempo todo embaixo da mesa comendo milho.

Os contos de fadas são os conhecidos João e o pé de feijão, A princesa e a ervilha e A bela adormecida, esta última em trecho da versão de Perrault que conta o que aconteceu depois que a princesa se casou.

Os contos admonitórios – assim chamados porque há neles uma advertência, uma lição ou reprimenda – estão aqui representados por A filha do padeiro, que conta porque uma menina acaba virando coruja, e pela história O cavalo faminto em que um fazendeiro, por ser explorador e cruel , é também transformado em animal.

A narrativa visual O homem-biscoito, é um clássico de 1943 reproduzido em fac-símile. Há também uma lenda japonesa, um conto do folclore Italiano, e um do holandês.

Little Lit ainda inclui jogos e brincadeiras que lembram os gibis de antigamente, com “passa-tempos” no meio das histórias.

Muita coisa ainda poderia ser dita sobre cada um dos quadrinistas escolhidos, cada técnica de desenho, formato dos balões, letras, cores, traços e, principalmente, sobre as diferentes relações entre texto e imagem. Trata-se de uma coletânea excepcional que apresenta um panorama do que é feito atualmente na área dos quadrinhos e Cartuns, além de mostrar como os contos tradicionais são uma fonte inesgotável de criação.

 

LITTLE LIT: fábulas e contos de fadas em quadrinhos. Org. Art Spiegelman e Françoise Mouly. São Paulo: Cia das Letras, 2003.