O MISTÉRIO ENTRE OS LIVROS DE UMA BIBLIOTECA

por Felipe Sánchez
6ºC
Ficha Técnica:
Título do livro: Um corpo na biblioteca
Autora: Agatha Christie
Editora: L&PM POCKET
21 p.

Na obra “Um corpo na biblioteca”, Agatha Christie cria o enredo tendo um assassinato como acontecimento principal de história, que desencadeia toda a trama. A autora consegue fazer com que os leitores tenham cada vez mais vontade de continuar lendo. Quando a história está calma, normalmente o leitor tem vontade de parar de ler. Entretanto, a Sra. Christie sempre apresenta algo muito surpreendente,  que deixa o leitor curioso.

Quando a Sra. Bantry, dona da casa onde ocorre o assassinato, descobre que o corpo de uma jovem loira está em sua biblioteca, fica muito surpresa. Todo  o suspense da história começa quando a Sra. Bantry fica sabendo do acontecido. Antes deste fato, nada de surpreendente ocorrera, como mostram os trechos a seguir, apresentados pela autora antes de toda a trama se desenrolar.

“A Sra. Bantry estava sonhando.  Suas ervilhas-de-cheiro acabavam de tirar o primeiro lugar no concurso de flores. O pároco, vestido com batina e sobrepeliz, estava distribuindo os prêmios na igreja”.

“Era o começo de mais um dia. Naquele  ínterim, deveria extrair o máximo de alegria daquele concurso de flores – pois já começava a revelar seus ares de atmosfera de sonho…”

Esses trechos comprovam que tudo estava normal. Até então a senhora Bantry estava sonhado… Todavia, quando Mary, personagem de pequena importância no livro, conta a sra. Bantry sobre o acontecido, o mistério começa, como o trecho a seguir comprova:

“ A voz de Mary soou histérica e ofegante na obscura luminosidade verde do quarto:

– Ai, madame, ai, madame, há uma corpo na biblioteca.

E então, com um ataque histérico de soluços, ela saiu correndo do quarto”.

A partir deste ponto, outros personagens passam a participar da trama e vários suspeitos são investigados. Cada um apresenta seu álibi com medo de ser declarado o assassino. Caberá a Srta. Marple desvendar o mistério e encontrar o verdadeiro assassino.

Esta personagem aparece em várias outras histórias de Agatha Christie, tendo cada vez um mistério novo a desvendar. Sua inteligência e rapidez de pensamento são suas principais características, que ajudam a solucionar os mais estranhos casos.

Esta magnífica obra requer leitores ativos, para que os segredos escondidos entre os livros da biblioteca sejam descobertos e o assassino revelado.