Racionais MC’s

por Lucas Meirelles

 

Temos mais um homenageado do 13º Festival de Poesia – Pandemia/Pandemônio/Poesia. Na verdade, um grupo de homenageados!

Metade da Zona Sul, metade da Zona Norte, Racionais MC’s é um grupo de rap de São Paulo, desde 1988 em atividade. Formado por Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, o quarteto é uma das grandes influências no rap brasileiro e na música brasileira em geral.

Suas letras denunciam o racismo e a miséria na periferia de São Paulo, marcada pela violência e pelo crime. Eles têm, desde o início, a preocupação de denunciar o racismo e o sistema capitalista opressor que patrocinam a miséria.

Nesses trinta e poucos anos, já gravaram nove discos, entre EPs, álbuns de estúdio e álbuns ao vivo. Dentre os muitos acontecimentos e curiosidades na vida deles, podemos contar: em 1991, fizeram o show de abertura para o grupo de hip-hop Public Enemy, no ginásio do Ibirapuera, após passarem pela segurança do grupo aqui no Brasil; em 1994, durante um show do festival Rap no Vale (no Vale do Anhangabaú) foram presos acusados de incitação à violência; se inspiraram no disco Racional do Tim Maia para dar nome ao grupo.

Desde 2018 é leitura (e ouvida) obrigatória para o vestibular da UNICAMP, o álbum “Sobrevivendo no inferno” (1997) e suas letras. Esse disco foi lançado em formato de livro também:

RACIONAIS MC’S (CONJUNTO MUSICAL). Sobrevivendo no inferno. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. 143 p. ISBN 9788535931730

Deixe uma resposta