por Lucas Meirelles
Agora uma homenageada do 13º Festival de Poesia – Pandemia/Pandemônio/Poesia que completa, em 2020, seu centenário: Ruth Guimarães!
Ruth Guimarães Botelho (1920-2014) foi uma grande escritora negra. Escreveu poesias, crônicas, romances, textos teatrais e traduziu muitos livros. Além das criações literárias, foi jornalista, professora e também pesquisadora de literatura oral e folclore. (pode ser que descubramos mais alguma profissão ou habilidade durante o texto…)
Nascida no município de Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba, em São Paulo, Ruth veio para a capital aos dezoito anos para estudar filosofia. Mais tarde também se formou em Letras Clássicas.
Sua história nos jornais começa cedo, aos dez anos de idade, quando publica suas primeiras poesias em jornais locais. Mais tarde, já formada, trabalha em jornais de São Paulo e Rio de Janeiro com colunas sobre literatura, com resenhas de livros, crônicas, contos e traduções.
Aparece em 1946 seu primeiro romance, Água funda, que é muito bem recebido pela crítica e faz seu nome ser conhecido no país todo. Após todo esse sucesso, escreve mais alguns livros de contos, crônicas e divulga suas pesquisas sobre folclore brasileiro, com livros de contos, fábulas e costumes. Em 1972, publicou também um livro muito importante que é o Dicionário de Mitologia Grega.
Em 2008, foi eleita imortal da Academia Paulista de Letras. No ano seguinte, já com quase 89 anos, foi convidada a fazer parte da pasta de cultura da Prefeitura de Cachoeira Paulista. E, com sua saúde bem abatida, aos 93 falece em sua cidade natal, deixando um grande legado literário e folclórico.
Temos em nossas bibliotecas os seguintes livros dela:
- como autora
GUIMARÃES, Ruth. Conquistas humanas: vestuário. São Paulo: Donato, [s.d.]. 297 p. (Conquistas humanas; 3).
LENDAS e fábulas do Brasil. São Paulo: Círculo do Livro, [1989]. 161 p. (Clássicos da infância).
- como tradutora
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Noites brancas: A árvore de natal na casa do Cristo. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996. 111 p. (Clássicos de ouro). ISBN 8500001186.