Uma História Sensível

Por: Gabriela Castilla Russo-Corrêa

Ficha técnica

Livro Resenhado: O Teorema Katherine

Autor: John Green

Numéro páginas: 304

Editora: Intrínsica

Colin é um menino muito inteligente , quase um gênio. Ele não tem muitos amigos, até que um dia um tal de Hassan entra na sua escola e vira seu melhor e único amigo. Após a sua namorada terminar com ele Hassan leva Colin para uma viagem de carro inesquecível. Eles param em várias cidades mas a cidade que quando vistiam decidem ficar chama-se Gunshot; onde a maioria da história se passa, na América do Norte. O longo livro ”O Teorema Katherine” conta a história do Colin, ele faz um teorema sobre seus relacionamentos com meninas chamadas Katherines, John conta a história de modo sensível.

Colin faz o teorema para saber no futuro se uma relacionamento vai durar e quem vai terminar com quem, para ele ficar preparado e porque o seu coração sempre é partido da 1ª até a 19ª (ele achava isso no começo do livro). Isso vai ficando mais claro, durante o livro, em momentos como quando pensa na Katherine 19ª e quando pensa como algumas Katherines terminaram com ele. O Teorema não funciona no final por um simples fato da vida, não podemos saber o futuro, como não podemos graficar o amor, isso mostra também a sensibilidade do livro. Ele só percebe que o trabalho de verão não funciona, no final… Isso é mostrado  quando começa a namorar a Lindsey, (ele decide tentar namorar outras meninas que não se chamam Katherine) com o Teorema ele acha que ela vai terminar com ele depois de 4 dias de namoro, mas quando acorda no quarto dia, ele percebe que ela não terminou com ele. Aí é quando ele percebe que o Teorema não iria funcionar. Essa sensibilidade se amplia durante o livro.

Outra coisa que demostra a sensibilidade do livro  é quando Colin levou um fora e está com um buraco grande no seu coração. Ele acha que já levou 19 foras, todas por Katherines. Durante a emocionate história esse buraco vai sendo preenchido por a sua amizade grande e boa com Hassan e também por Lindsey. O narrador conta os sentimentos do Colin, que faz com que a história fique mais sensivel ainda. Mas o livro também tem surpresas como o fato de o Colin descobrir que ele terminou com a Katherine 3, e quando ele percebe isso liga imediatamente para ela e pede mil desculpas.

John Green é um exelente escritor, ele sabe escrever muito bem livros tristes e que fazem você chorar e chorar. Ele escreve livros de dramas e românticos. Ele nesse livro tenta algo que nem muita gente gosta mas fez funcionar, ele escreveu o livro em terceira pessoa masainda com um narrador onisciente.  Algumas pessoas não gosta  muito do John Green, pois ele fez dois dos personagens mais queridos morreram no livro “Quem é você Alaska?” e “A Culpa das Estrelas”, mas assim é a vida.